Erro, perdão e educação
O erro demanda sempre um reconhecimento para um recomeço. Demanda também uma análise dos fatos e uma investigação não punitiva, mas reparatória. Quem aprende a conviver com os erros desenvolve a capacidade de compreender e perdoar. O perdão não faz parte dos currículos oficiais, mas é de grande importância afetiva. O perdão desativa os mecanismos inatos da nossa natureza de reagir instintivamente, com atitudes precipitadas, das quais, arrepender-nos-emos mais tarde. Alguns podem julgá-lo monástico demais para a educação. Pesaroso engano. Na verdade, o perdão, apesar de ser característica eminentemente espiritual, é educativamente prático. Refaz traumas, repõe energias e evita desperdício de tempo. Sim, de tempo. Se existe um caminho rápido para reparar os nossos enganos é a prática do perdão. Muitas pessoas, por não se sentirem perdoadas ou por não perdoarem, ficam longo período em animosidades, nutrindo pensamentos ruins, proporcionando atrofias psíquicas, quando poderiam exercitar e desenvolver sua inteligência afetiva. É um tempo desperdiçado que não terão de volta. O perdão ensina-nos a voltar atrás, a recomeçar, a ganhar tempo a disseminar compreensão.
Para Edgar Morin, a compreensão é de uma só vez meio e fim da comunicação humana. O planeta necessita, em todos os sentidos de compreensão mútua. Considerando a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, ele diz: “O desenvolvimento da compreensão pede a reforma das mentalidades. Esta deve ser a obra para a educação do futuro”.
* campos obrigatórios
Eugênio Cunha
22/02/2011 - 00:00:00
Olá Marcia, você tem inteira razão no que fala. O perdão faz muito bem, a quem perdoa e a quem é perdoado. Volte sempre. Vamos manter contato abraço
marcia regina ferreira de souza da fonseca
07/02/2011 - 00:00:00
Eugênio, muitas pessoas sofrem porque não sabem perdoar. Esse mundo seria bem melhor se houvesse menos ódio e mais amor. O perdão faz bem para alma, trás consolo, e esperança de dias melhores,dias de poucos erros, mais educação e mais perdão. Abraço!
Eugênio Cunha
01/01/2011 - 00:00:00
Olá Stela, que bom ver você por aqui. Aprendemos muito com o Mestre dos mestres. A Ele todo o mérito. Eugênio
Stela Cristina Fernandes Eigenheer
23/12/2010 - 00:00:00
Eugênio, você foi muitíssimo feliz na apreciação da importância do perdão. Todos nós, humanos caídos que somos, erramos, pecamos, não raro nos arrependemos. O perdão - pedido e dado - é a única arma que temos (ensinada pelo Senhor Jesus, e pela qual podemos ser restaurados à comunhão com Deus) para o recomeço de uma vida sem "raiz de amargura". Diferentemente da maioria, seu site é um exemplo de bom uso da internet!