Vestibular 2011: UFRJ decide até dia 12 formas de acesso aos cursos de graduação
RIO – A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)decide até o dia 12 as formas de acesso aos cursos de graduação. A proposta da Reitoria é que 50% das vagas oferecidas em cada curso sejam preenchidas por candidatos selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); destas, 20% serão destinadas àqueles cuja renda familiar per capita não exceda a um salário mínimo. As outras vagas deverão ser preenchidas por meio de concurso de acesso próprio.
Ainda de acordo com a sugestão da Reitoria, não será cobrada taxa de inscrição para concorrer em qualquer uma das modalidades, mas o candidato deve estar inscrito para o Enem.
Cotas para escolas públicas
Na reunião do Conselho de Centro Universitário no último dia 26, os conselheiros reagiram à proposta, argumentando a necessidade de um debate mais amplo.
- Defendo que os 50% de vagas destinados ao Enem 2010 sejam reservadas às escolas públicas, pois é ali onde se encontra o maior entrave para o acesso à universidade – declarou Ana Maria Monteiro, diretora da Faculdade de Educação (FE).
Fonte: O Globo
* campos obrigatórios